segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Gramado e o turismo

Uma das primeiras imagens que surge quando se menciona o nome "Gramado" é o frio, e, conseqüentemente, o inverno. E ficamos por aí. A grande maioria dos turistas que vem para Gramado vem basicamente por uma estação climática e por eventos localizados fora do inverno. Os turistas não vem para Gramado pelo simples fato de haver uma marca Gramado de turismo, tanto é verdade, que não haveria tantas flutuações num período de 12 meses.

A cidade de Gramado carece de um plano estratégico para o seu turismo, um plano que deveria conter:
  1. Uma análise criteriosa de todo o equipamento turístico disponível na cidade: Deverá se analisar todas as hospedagens, comércio, restaurantes e bares, locais de diversões, atrativos naturais e artificiais para que se possa definir com clareza os problemas, as vocações e a oferta de soluções mais eficientes.
  2. Definição do tipo de turismo que Gramado deve ter: Os stakeholders do turismo de Gramado deverão definir o que Gramado representará para os turistas, será um turismo de luxo, um turismo de massas, um ecoturismo ou o que for. Até para que os stakeholders que não se sentirem contemplados com a definição poderem caminhar com um case turístico alternativo.
  3. Criação de uma entidade única para o turismo em Gramado: Deverá se criar uma entidade, privada, que gerencie todo o case turístico de Gramado, ou seja, uma entidade que centralize as discussões sobre turismo e as operacionalize. Deverá ser criada uma identidade única para o turismo em Gramado, uniformizando as linguagens de áudio, vídeo e texto.
  4. Utilização de dados em tempo real: Gramado deve ter acesso a pesquisa estatística sobre a ocupação em hotéis e etc. Tmabém deverá ser feitas pesquisas de opinião periódicas para avaliação dos pontos fortes e fracos de Gramado, assim como a utilização destas pesquisas de opinião para avaliar o tipo de turismo que Gramado tem.